Luísa Ducla Soares foi escolhida este mês (por ser o do seu nascimento) a escritora do mês nas Bibliotecas Municipais de Lisboa.
Luísa Ducla Soares, nascida em Lisboa, em 1939, é uma das mais populares escritoras portuguesas de Literatura Infantil. O seu primeiro livro “A História da Papoila” foi entregue a José Saramago, então na Editora Estúdios Cor, e editado em 1972. No ano seguinte, quiseram-lhe atribuir o Grande Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, do Secretariado Nacional de Informação (SNI), mas Luísa Ducla Soares recusou-o por razões políticas.
Daí em diante, os livros de histórias é que nunca mais tiveram fim, e os prémios também nunca faltaram. Toda a sua vida tem sido dedicada à literatura para a infância e juventude, não só como escritora mas também como investigadora, participando regularmente em congressos e em projectos de divulgação e animação cultural em escolas e bibliotecas. O contacto directo com o seu público é para Luísa Ducla Soares da maior importância: é nesses momentos de intercâmbio que dá e recebe o melhor de cada história, a capacidade de comunicar, de transmitir uma mensagem.
No âmbito do projecto "Famílias BLX", Luísa Ducla Soares estará na Biblioteca Central, no Palácio Galveias, no dia 1 segunda-feira, às 15 horas para contar a história d’ “O Casamento da Gata”. No dia 17 a escritora estará na Biblioteca Municipal de Belém para contar a história «Vou ali e já volto» do seu livro "A Cidade dos Cães e outras histórias". Fontes: Texto - Bibliotecas Municipais de Lisboa. Foto Etiquetas: Encontros com Autores, Livros e Leitura |